Cláudio Antunes. Com tecnologia do Blogger.
RSS

A origem da crise económica do século XXI

No exórdio sem antes referir a origem da actual crise económica é indispensável atribuir um conceito sobre o que realmente é uma crise económica. Muito sucintamente numa crise económica algumas componentes do PIB – como Investimento e consumo privados e Exportações tendem a descer devido ao clima instaurado, deixando o país endividado, gerando desemprego, mexendo nos preços dos bens e serviços.

         O dinheiro é utilizado como instrumento de medida de valor dos bens e serviços, sendo que é utilizado pelos agentes económicos, como por exemplo famílias ou empresas. Actualmente, no mundo moderno já não se utiliza moeda-mercadoria ou moeda representativa, sendo tudo feito à base do crédito electrónico. É raro o indivíduo que tem na sua posse avultadas quantidades de dinheiro e que não esteja depositado em Bancos. Este método é utilizado não só por ser mais seguro, mas também por ser desnecessário conter no seu bolso ou carteira quantias desmedidas para adquirir um bem ou serviço –, com um mero cartão de multibanco é possível a uma família ou empresa a aquisição de diversos bens ou serviços consoante o dinheiro disponível nas suas contas. Podemos chamar este dinheiro, de dinheiro virtual, pois não é palpável, mas através de recibos que podemos adquirir ao depositarmos ou levantarmos o respectivo dinheiro no Banco podemos ver o saldo da conta que possuímos.
         A actual crise económica foi desencadeada através deste processo, de dinheiro virtual. Teve origem nos Estados Unidos, nas grandes instituições financeiras americanas – através do “subprime” e devido ao custo de crédito muito reduzido. Porquê? Porque teve origem nos Estados Unidos? A explicação é simples: o “subprime” existe nos Estados Unidos e caracteriza-se por um crédito de habitação de alto risco que se destina a uma população restringida – com rendimentos mais baixos, sendo que a única garantia neste tipo de empréstimo é o imóvel. Com esta concessão de crédito fácil aliada a taxas reduzidas de impostos, a população com uma situação económica instável irá aderir em peso a este tipo de crédito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário