Cláudio Antunes. Com tecnologia do Blogger.
RSS

O significado de alguns termos económicos


Amortizações de empréstimos
Ato de pagar as prestações que foram geradas mediante tomada de empréstimo.
Aumento Capital
Capital Social é o resultante da entrada dos sócios em quotas ou acções enquanto os capitais proprios são o Capital Social mais os Resultados Transitados e as Reservas (lucros não distribuidos)
Aumentando o capital social, para a empresa pertencer na totalidade ao dono e não aos accionistas, no caso de um aumento do capital social através de acções, a empresa tem sempre de adquirir metade das acções, para não perder a posse, o "patronato".
No caso do aumento ser através de reservas, os capitais próprios mantém-se (as reservas fazem parte dos capitais próprios), o social é que aumenta.
Se foi em espécies ou dinheiro, o clube para manter a percentagem (acho que) tem sempre de meter lá a sua parte.
Activos
Todo o dinheiro e bens pertencentes a uma pessoa ou empresa. Em contabilidade o activo são os bens e direitos que a empresa tem, resultante de suas transacções ou eventos passados da qual futuros benefícios económicos podem ser obtidos. Exemplos de activos incluem caixa, stocks, equipamentos e prédios.

- Bens tangíveis - São os bens que tem um corpo físico, tais como terrenos, obras civis, máquinas e utensílios, móveis, veículos, benfeitorias em propriedades arrendadas, direitos sobre recursos naturais etc.

- Bens intangíveis - Os activos intangíveis não possuem característica física e são de difícil avaliação. Dentro deste grupo estão as patentes, direitos autorais, marcas, etc
Passivo
Passivo são as dívidas que a empresa tem num determinado momento, tais como:

- Empréstimos: valores que a empresa está devendo para as instituições financeiras, como, por exemplo empréstimos, ou financiamentos.

- Duplicatas a Pagar: valores das duplicatas que a empresa está devendo, decorrente da aquisição de mercadorias/produtos a prazo.

- Contas a Pagar: valores que a empresa está devendo, sejam impostos sobre as vendas, salários/encargos, etc.
Alavancagem
Uso de recursos ou ativos de terceiros para aplicação no mercado financeiro. Em uma operação com alavancagem, o fundo ou banco investe usando recursos "emprestados", superiores ao seu próprio patrimônio. A alavancagem é calculada dividindo-se a dívida pelo patrimônio.

Activos Tóxicos
Sucintamente, quando uma empresa contrai um empréstimo a uma instituição financeira, aquela compromete-se a pagar a totalidade do empréstimo. O banco quando "empresta" o dinheiro, fica com o "papel" comprovativo do empréstimo e vende-o ao banco Y. No entanto quando estas operações são feitas sem averiguar, se a empresa tem capacidade de liquidar o empréstimo contraído, a empresa pode por algum motivo entrar em falência e não ter qualquer meio de liquidar a dívida que tem para com o banco X. Gerando aqui uma bolha, pois o banco Y agora exige o dinheiro que contraiu, com o banco X não tem porque a empresa não pagou, gera-se uma bolha e um activo tóxico, ou seja, papeis comerciais que, não valem nada, pois quem devia pagar, não tem dinheiro suficiente para o fazer.
Bad Bank
É um veículo que compra e reúne os activos problemáticos que estão a pressionar o balanço de determinada instituição financeira. O objectivo é isolar os maus activos de forma a não contaminarem as operações da Instituição. Estes activos podem ser adquiridos pelo Estado ou pelo privado. Exemplo: Aquando da privatização do BPN será necessário a criança de “bad banks” de forma a eliminar os maus activos.


Bailout
Socorro financeiro, em geral dado por governos, a empresas em dificuldades.
Significa, em tradução literal, "fiança" (e pronuncia-se "beilaut").


Banco comercial
Instituição financeira que recebe depósitos à vista em conta bancária e oferece financiamento a pessoas físicas e empresas.


Banco de investimento
Banco voltado para a administração de recursos de terceiros. É especializado em operações de participação acionária e financiamentos para empresas. Também administra carteiras e fundos de investimentos, assessora negócios e realiza lançamentos de ações de empresas.

Bolha
Uma bolha é uma alta exagerada na cotação de um ativo ou produto, sem fundamentos para isso. Em geral, é provocada pela especulação do mercado e pode "estourar" a qualquer momento, derrubando os preços. No caso atual, a bolha imobiliária foi provocada pela expansão desenfreada do crédito.
CAPITAL SOCIAL
Refere-se ao capital com que a empresa foi constituída e posteriores aumentos, de acordo com pacto social.
CAPITAIS PRÓPRIOS
Constituídos pelo capital fornecido pelos sócios ou accionistas, juntamente com a riqueza gerada pela própria empresa. E representa-se na forma de: "activo menos passivo", ou seja o activo deduzido ao passivo

Capítulo 11
Artigo da Lei de Falências americana que permite a uma empresa com dificuldades financeiras pedir concordata e continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com seus credores. A proteção do Capítulo 11 pode ser requerida seja pela empresa em dificuldades, seja por um de seus credores. Este procedimento significa uma vontade de reestruturação da companhia, sob o controle de um tribunal.

Circuit breaker
É um mecanismo de controle da variação dos índices das bolsas. Quando as cotações superam limites estabelecidos de alta ou de baixa, as negociações são interrompidas, para evitar movimentos muito bruscos. Na
Bovespa, o "circuit breaker" (pronuncia-se "circuit breiquer") é disparado quando a baixa do Ibovespa atinge os 10%. Os negócios são então paralisados por trinta minutos e retomados em seguida. Depois da retomada do pregão, se a queda persistir, os negócios são novamente interrompidos quando a baixa chega a 15%.
Desta vez, a paralisação é de uma hora.
credit default swaps' (CDS) - que funcionam como uma espécie de seguro contra o eventual incumprimento de um Estado ou empresa (Quanto mais alto, pior, pois quanto mais alto, maior a desconfiança no mercado, suspeitando o incumprimento do governo pagar x a quem apostou na sua dívida pública. Isto é, se os ‘pontos base’ subirem, por cada x euros aplicados na dívida pública, os investidores têm de pagar o tal “seguro”(anual) sobre a dívida pública mais elevada.
Resumo: se o seguro está muito elevado, é mais fácil apostar na dívida pública de outros países que na dívida pública de um país, cujo CDS aumente, ou seja mais elevado.

Custos/Proveitos Operacionais
Os custos operacionais incluem todos os encargos que a empresa deve suportar para assegurar o exercício da sua actividade. Deste modo, excluem-se desde logo os encargos provenientes de empréstimos.
Os custos operacionais distinguem-se em duas categorias: os que dão origem a saídas de fluxos monetários (salários, matérias-primas, energia, etc.) e os que não dão (amortizações e provisões).
É também usual designarem-se por custos de exploração.
Pode dizer-se que é a soma dos custos fixos(salários, matérias-primas) com os custos variáveis (tarifas da água, energia, manutenção).
Nos R&C os custos operacionais ditam: Fornecimentos e Serviços Externos, Custos com pessoal, Outros custos operacionais, Amortizações
Proveitos Operacionais: Quotização, Bilheteira e bilhetes de época, publicidade, merchandising e licenciamento, direitos televisivos, serviços directos, outros... Participação nas competições europeias, beneficios contractuais, outros.

Derivativo
Ativo cujo valor e características de negociação derivam de outro ativo que serve de referência. Bancos e financiadoras criaram derivativos "empacotando" os créditos que tinham a receber dos tomadores dos empréstimos imobiliários, que foram revendidos a investidores em todo o mundo.
Dividendos
Quantia que recebe cada sócio ou accionista!acionista na repartição dos lucros da sociedade ou empresa. Os dividendos são tributados a uma taxa de 20%,(impostos) - http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=350954

FDIC
A Federal Deposit Insurance Corporation é a agência federal dos Estados Unidos que garante os depósitos bancários, supervisiona instituições financeiras e ajuda bancos em processo de falência. A instituição garante
depósitos de até US$ 100 mil feitos em bancos do país. O governo norte-americano agora quer aumentar o valor dessa garantia.


Fed
O Federal Reserve System é o banco central dos Estados Unidos. É responsável por formular e executar a política monetária do país e por regulamentar o funcionamento dos bancos. É o Fed que determina a taxa básica de juros da economia dos EUA.
Falência técnica
acontece quando o passivo excede o valor do activo, ou seja, quando a empresa possui uma situação líquida (capitais próprios) negativa.

Foreclosure
É a execução da hipoteca, que ocorre quando o cliente não paga o empréstimo tomado para compra do imóvel. A propriedade é retomada pelo banco e o mutuário é despejado. (A pronúncia é "fórcloujur")
Government debt as % of GDP
Percentagem da dívida pública pelo PIB

Golden Share
Uma golden share é uma participação accionista detida pelo Estado, que apesar de ser minoritária confere poderes especiais, isto é, o Estado possui uma golden share numa empresa quando detém uma pequena participação na empresa. Entre esses poderes, nessa pequena participação que o Estado detém na empresa, através de acções, pode eleger um determinado número de administradores, por exemplo.

Hedge Fund
Apesar do nome (hedge, em inglês, significa salvaguarda e pronuncia-se "rédige"), são fundos de investimento operados com agressividade, de alto risco. Nos Estados Unidos, os hedge funds não têm qualquer
limitação na seleção dos ativos.

Hipoteca
Empréstimo feito dando o imóvel como garantia. A propriedade só é transferida ao tomador do empréstimo quando ele é quitado.
Injeção de Recursos
Empréstimos de curto prazo colocados à
disposição dos bancos pelos bancos centrais. O
objetivo é dar condições para que as
instituições cumpram com suas obrigações financeiras.

Liquidez
É a capacidade de converter um investimento em dinheiro. Quando mais fácil for a "troca", mais líquido é o investimento.
Rating dos países
Vai de A- (pior) a A+/AA-/AA/AA+/AAA e assim sucessivamente...

Recessão
É a redução da atividade econômica de um país. Os economistas consideram uma economia em recessão quando há queda do Produto Interno Bruto (PIB) por dois trimestres consecutivos.
Retalho
Vendas a retalho, resultam da venda directa entre comerciante e consumidor: Centros Comerciais, Restauração, lojas de produtos (Mini-preço, continente etc..)
Obrigações
Quando investe em obrigações está a emprestar dinheiro a uma empresa ou a um país. O processo é simples. A empresa dá-lhe um papel a dizer que recebeu um certo montante (por exemplo, cem euros) e que se compromete a pagar juros com uma certa periodicidade até que, numa data pré-definida lhe devolve os seus cem euros. As obrigações de empresas com um elevado risco de crédito pagam geralmente um juro mais elevado, de forma a compensar o risco de crédito. Ao contrário das acções  onde o risco assumido é o risco do negócio da empresa correr melhor ou pior, neste caso, o risco é o da empresa ou Estado honrar, ou não, as suas dívidas.

Securitização
É uma operação de crédito da qual títulos fazem parte da garantia de pagamento. Nesse tipo de operação, empréstimos e outros ativos são convertidos em títulos que podem ser vendidos a investidores. Isto é, o investidor compra um título garantido pelo recebimento da dívida do tomador de empréstimo.

Subprime
Em bom português, "de segunda". Enquanto as hipotecas prime foram concedidas aos bons pagadores, as subprime foram parar nas mãos de clientes de alto risco – aqueles com grandes chances de não efetuar os
pagamentos e que nos Estados Unidos ficaram conhecidos como "ninja" (sigla em inglês para "sem renda, sem trabalho, sem bens").

Títulos Podres
Títulos não pagos pelos tomadores dos empréstimos. Estão na base da crise atual: 4 milhões de americanos que haviam financiado seus imóveis deram 'calote' na dívida; quem tinha esses créditos ficou com o prejuízo, que se espalhou pelos mercados.

Venda a descoberto
É uma espécie de "aluguel" de ações.
Quando apostam na queda de uma ação, os investidores podem alugar o papel de um outro aplicador e vendê-lo no mercado, com a expectativa de poder recomprá-lo no futuro a um preço menor, devolvendo a ação alugada e embolsando a diferença

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário